segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Missa pelos 85 anos do nascimento de Odetinha

Se estivesse viva, Odette Vidal de Oliveira, a Odetinha, comemoraria 85 anos no dia 15 de setembro. Para celebrar a data, o delegado para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes, presidirá missa no próximo dia 15, às 16h. A celebração será na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, onde se encontra o túmulo com as relíquias da Serva de Deus. No local são celebradas missas mensais em sua memória: todo o primeiro sábado, às 16h, e todo dia 25, às 15h45.
O processo de beatificação e canonização de Odetinha, falecida aos 9 anos de idade, de meningite, foi aberto, em âmbito arquidiocesano, no dia 18 de janeiro de 2013, durante a Trezena de São Sebastião, e encerrado no dia 17 de janeiro deste ano. Agora, a documentação reunida pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese do Rio, enviada ao Vaticano, está sendo analisada pela Congregação para a Causa dos Santos, para que se comprovem as virtudes e ela possa ser chamada de “Venerável”, através de um decreto de validade jurídica, caso as formalidades venham a ser comprovadas.

Próximos passos
No início do processo, Odetinha recebeu o título de Serva de Deus. Se o Vaticano comprovar suas virtudes, através dos documentos recebidos da Arquidiocese do Rio, ela passará a ser chamada de Venerável.
Depois disso, é necessário que se comprove um milagre para que ela possa ser beatificada.
O último passo é um outro milagre, que deve ter ocorrido após a beatificação. Comprovado esse segundo milagre, ela será canonizada santa, e ser cultuada publicamente no mundo inteiro.

Vida e caminho de santidade
Nascida em Madureira, Odetinha fará, no dia 15 de novembro, 79 anos de falecimento.
Apesar de ter pertencido a uma família de classe média alta, ela era humilde e caridosa, conforme contam os que conviveram com ela.
            A mãe, Alice, chegou a ser condessa pontifícia e deixou a casa onde morou, em Laranjeiras, para a Igreja, em testamento. Atualmente, o local chama-se Lar São José e dá apoio a meninas carentes.

Serviço
A Basílica Imaculada Conceição fica na Praia de Botafogo, 266, em Botafogo. Informações: 2551-7948.

Oração
Ó querido Jesus, que escolhestes as criancinhas, curando-as e as abençoando, demonstrando particular predileção por elas, que vos louvam com um louvor perfeito e revelando, assim, o Reino de Deus aos menos favorecidos da sociedade, aos simples e aos humildes.
Olhai com carinho nosso pedido, pelos méritos infinitos de Vosso Santíssimo Coração e do Coração Imaculado da Santíssima Virgem que, se for para a Vossa maior Glória e bem de nossas almas, Vos digneis glorificar, diante de toda a Igreja, a menina Odete Vidal de Oliveira (Odetinha), lírio de pureza e caridade da Igreja Particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e exemplo de vida para o povo de Deus.
Unidos em comunhão eucarística e guiados pela doçura do Espírito Santo, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos. Amém.

Foto: Divulgação

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3568/missa-pelos-85-anos-do-nascimento-de-odetinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário