quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Festa de São Tarcísio

                     O arcebispo da Arquidiocese do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrou a missa em louvor a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários, no dia 15 de agosto, na Paróquia São Benedito, em Pilares, onde é reconhecido o esforço do pároco, cônego José Mazine Rodrigues, na promoção de novas vocações sacerdotais. Mais de 200 coroinhas da Arquidiocese participaram da missa.
            O Grupo Vocacional do Vicariato Suburbano (GVS), que completou 15 anos, também foi festejado e lembrado pelo arcebispo:
            “Saudamos essa comunidade que apoia e trabalha com as vocações de forma tão exemplar, através do empenho do cônego Mazine, que há 15 anos criou o Grupo Vocacional no Vicariato Suburbano”.
Dom Orani também felicitou todos os coroinhas e chamou-os de “missionários evangelizadores”, por servirem o altar e animarem a juventude católica.


            Cônego Mazine ressaltou, com muito orgulho, que o trabalho no Vicariato Suburbano gerou oito sacerdotes para a Igreja do Rio.
            “O trabalho é lento, e eu tenho esperança: só pode dar fruto aquilo que nós cultivamos”, afirmou o pároco.
            O coordenador arquidiocesano dos coroinhas, padre Robert Jósef Chrzaszaz, que concelebrou junto ao cardeal, agradeceu a presença da “família de coroinhas”, e destacou a importância deles para a formação de novas vocações religiosas.


            O bispo auxiliar e animador da Pastoral Vocacional, Dom Roque Costa Souza, também realçou a “ligação direta” entre a Pastoral Vocacional e os grupos de coroinhas.


Alegria de servir
            A comunidade também festejou a visita dos padres Rodrigo de Oliveira Dias, Sidnei Guimarães Junior, Rafael Siqueira Silva, Leandro da Silva Moreira e Diogo Rodrigues Oliveira, “filhos” da paróquia, que concelebraram com o arcebispo.
            Padre Sidnei agradeceu pelo trabalho do GVS, no qual discerniu sua vocação, e afirmou que tem cônego Mazine como exemplo de sacerdócio.
            “A alegria que tenho hoje em servir como pároco na Paróquia Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, em Acari, deve ser a mesma que me conquistou quando fui coroinha no altar da Paróquia São Benedito”, disse o sacerdote.

Testemunhos
            O coroinha Alan Galvão, de 16 anos, está seguindo os passos de tantos sacerdotes inspirados por cônego Mazine: há cinco anos é coroinha na Paróquia de Pilares, e há três, participa do GVS.
            “Eu gosto muito de assistir o padre celebrando a missa, e, em toda celebração, meu coração se alegra e sinto algo especial”, comentou Alan.
            O cerimoniário Breno Martins Maia, de 18 anos, que auxilia o pároco Alex Sandro dos Santos Irineu na Paróquia São Sebastião, em Quintino, também esteve presente na missa.
            “Ser coroinha é muito bom porque podemos estar a serviço da Igreja, do altar e das pessoas. Que possamos responder com um ‘sim’ ao chamado de Deus”, afirmou Breno.

Fotos: PASCOM

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário