sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livro fala sobre a importância de ir à igreja


Livro fala sobre a importância de ir à igreja e mostra às crianças que essa experiência também pode ser divertida


Ir a parques de diversões, ver os amigos da escola e passear com os pais são atividades que deixam as crianças muito entusiasmadas, mas nem sempre a disposição é a mesma quando o assunto é visitar a casa de Deus. Em Eu não quero ir à igreja! – Da rejeição à celebração, da PAULUS, John Mark Falkenhain, monge da Arquiabadia de Saint Meinrad, nos Estados Unidos, fala aos mais novos sobre a importância de frequentar esse lugar tão especial.

“Este livro é endereçado para os mais jovens, crianças em fase escolar para as quais ir à igreja nem sempre faz muito sentido, particularmente quando isso compete com outras coisas que elas preferem fazer, como dormir ou brincar”, explica John na introdução.


Durante a leitura, o autor dialoga com os pequenos e relata: as pessoas vão à igreja por diversos motivos, seja para agradecer ou pedir graças, seja até mesmo por tradição. Ele também os convida a refletir sobre o valor de aprender, desde cedo, a desempenhar tarefas aparentemente desinteressantes, mas que com o tempo se mostram essenciais e até divertidas.


“Mesmo quando eu não gosto de ir à igreja, ainda é importante que eu vá. Quando você pensa sobre essa questão, verá que há muitas coisas que nós fazemos (e faremos) mesmo quando não gostaríamos de fazer. Escola é um bom exemplo. O que seria de nós se faltássemos à escola cada vez que não quiséssemos sair da cama cedo? Certamente não nos desenvolveríamos nem nos tornaríamos mais inteligentes”, destaca John.


Ricas em detalhes, as ilustrações complementam a obra e evidenciam também projetos idealizados por algumas igrejas, como as escolas dominicais. Elas oferecem atividades para os pequenos enquanto os adultos participam das celebrações, tornando-se excelente instrumento para motivá-los a frequentar a casa de Deus.


Além disso, o autor sugere que os pais despertem o amor da criança pela igreja associando o tempo a ela dedicado a eventos tradicionais da família, como tomar café da manhã juntos, ir à casa dos avós ou visitar um amigo adoentado. “Se feitos com alegria e diversão, pequenos gestos de hospitalidade e caridade podem fazer a experiência de ir à igreja mais concreta, mais significativa e se tornar algo mais interessante do que resistente”, finaliza o autor.


Da coleção Terapia Infantil, Eu não quero ir à igreja! – Da rejeição à celebração contribui com a família nesse momento tão delicado e importante da vida, oferecendo subsídios aos pais para ajudar os filhos a trilhar o caminho da fé.


John Mark Falkenhain, O.S.B é monge da Arquiabadia de Saint Meinrad e licenciado em psicologia clínica. Em seu mosteiro, irmão John é professor e orientador da Escola de Teologia aí presente. Ele também presta atendimento psicológico à comunidade local, realiza pesquisa e escreve sobre o bem-estar psicológico do clero e religiosos.


R. W. Alley é escritor de livros infantis e ilustrador da coleção Terapia Infantil e Terapia, voltada aos adultos. Atualmente mora em Barrington, Rhode Island, com sua esposa e um casal de filhos.

Um comentário:

  1. por favor,eu quero muito este livro,como eu faço??urgente,sou professora de educação infantil,estamos trabalhando o tema igreja com as turminhas,seria muito interessante contar para elas,por favor me respondam com urgencia,meu e-mail é fabio.rosangela@hotmail.com,ou no telefone (043)33415371/84116473,um grande abraço,que Deus continue os abençoando.

    ResponderExcluir