quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Adolescentes no Degase recebem sacramentos

Durante celebração eucarística no dia 29 de julho, realizada na Escola João Luiz Alves, uma das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase), na Ilha do Governador, 18 adolescentes privados de liberdade receberam os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.
A celebração foi presidida pelo assistente eclesiástico adjunto da Pastoral do Menor, padre Gilvan André da Silva, que também é pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador, e contou com o auxílio do coordenador da assistência religiosa na arquidiocese, diácono Roberto dos Santos.
“É a oportunidade que Deus nos concede de realizar o que o Papa Francisco e Dom Orani tanto pedem, de levar a Igreja em todos os lugares. Realizando esse trabalho na unidade onde os adolescentes são privados de liberdade e estão distantes de seus familiares, somos chamados a ser um sinal de fé, esperança e de entusiasmo para a vida de todos”, afirmou padre Gilvan André.
Os adolescentes foram preparados para receber os sacramentos a partir do suporte de vários assistentes religiosos, sob a direção do casal Glória Moreira e Romildo José.
“Nosso objetivo é anunciar o amor de Deus, fazendo com que o adolescente perceba que é acolhido pela Igreja”, disse Glória Moreira, ressaltando que os familiares ficam contentes quando descobrem que eles recebem orientação religiosa.
“Quando os familiares são informados sobre o projeto de evangelização e que o adolescente está participando, ficam muito felizes. Nós também ficamos, porque temos esperança que no futuro eles possam evangelizar suas famílias”, disse Romildo José.
Os adolescentes e seus familiares exaltam o trabalho de assistência religiosa e agradecem a atenção recebida: “Foi muito bom e me ajudou muito. Fiquei mais firme e estou disposto a mudar”, afirmou um dos adolescentes. A emoção contagiou os familiares presentes: “Sinto uma enorme alegria. Meu filho está muito melhor”, disse uma das mães.
Após receberem os sacramentos da Iniciação Cristã, os jovens privados de liberdade continuam sendo acompanhados, em busca de receber o Sacramento do Crisma. Os que voltam para casa também são orientados a seguirem no caminho de Cristo. “Pela convivência, percebemos que os jovens privados de liberdade são iguais a todos os que vivem em liberdade. O que falta a cada um deles é apenas a oportunidade na vida. Quando propomos o bem, o amor e a misericórdia, imediatamente eles revelam o que têm de bom no coração”, afirmou o diácono Roberto dos Santos.

Foto: Giselle Martello

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4723/adolescentes-no-degase-recebem-sacramentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário