segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pátio dos Encontros: Cardeais Tempesta e Ravasi conversam sobre a ética com as crianças

Encerrando o evento do Pátio dos Encontros, ocorrido de 6 a 8 de abril no Rio de Janeiro, o arcebispo da cidade, Cardeal Orani João Tempesta, e o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, desejaram se encontrar com o futuro da sociedade carioca que, consequentemente, serão os protagonistas da sociedade brasileira de amanhã: "as crianças". Realizado na última sexta-feira, 8 de abril, no Museu do Amanhã, o encontro contou com uma exposição didática sobre o tema da ética, onde os cardeais tiveram a oportunidade de fazer uma abordagem sobre a temática, reforçando que as decisões pessoais do presente impactam de forma positiva ou negativa à coletividade no futuro, motivo pelo qual o novo museu, localizado na Praça Mauá, foi escolhido para a realização do evento.
O encontro contou com crianças de diversas escolas do Rio de Janeiro, seus respectivos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, além dos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – entre eles o organizador do Pátio dos Encontros na cidade, Dom Paulo Cezar Costa –, do secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Carlos de Azevedo, autoridades eclesiásticas e sacerdotes. Em um momento informal de diálogo, os cardeias responderam a diversas perguntas realizadas pelas crianças, que perpassaram pelas mais variadas áreas da vida e da religião que, no fundo, carregavam entre si importantes reflexões e olhares sobre os fundamentos da ética: Por que algumas pessoas são más com as pessoas boas? Por que as pessoas não aprendem com os seus erros e com os erros dos outros e o mundo fica perfeito? Por que o senhor colocou o nome de Páscoa na ressurreição de Jesus?, são alguns dos exemplos.
O diretor do Colégio Padre Antonio Vieira, em Botafogo, Lucas Machado da Silva, ressaltou a importância do encontro com as crianças na construção de um futuro melhor e da cultura de paz.
"O Pátio dos Encontros acontece em um momento importantíssimo pra gente tentar passar um pouco do que é a ética e a moral para as nossas crianças já que estamos vivendo em um mundo tão complicado, em especial, no nosso Brasil, que está passando por um período difícil hoje em dia, e esse encontro é um momento em que nós podemos fazer uma reflexão com as crianças para tentar transmitir a importância dos valores e, com isso, contribuir para a construção de um mundo e um futuro melhor para eles já que hoje em dia as coisas não estão fáceis pra ninguém", disse.
A coordenadora da Dimensão Missionária do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier, Nanci Régis, destacou não só o diálogo com as crianças sobre a ética, mas também o exemplo de unidade e fraternidade que o Pátio dos Encontros proporcionou aos pequenos.
"Foi muito importante para nós participar desse Pátio dos Encontros com os nossos alunos, pois todos eles participam ativamente das atividades escolares, dentre elas, da catequese, e a gente nota no dia-a-dia que todos têm uma vontade imensa, um desejo enorme, de colaborar muito mais para que a gente tenha uma sociedade mais ética e solidária. As palavras dos nossos cardeais e bispos, o encontro com as crianças das outras escolas, a oportunidade da visita ao Museu do Amanhã e esse grande evento contribuíram muito com o nosso trabalho e tornou-se um momento importante para a nossa história, para a unidade e para a paz que tanto desejamos, só temos a agradecer", concluiu Nanci.



Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4254/patio-dos-encontros-cardeais-tempesta-e-ravasi-conversam-sobre-a-etica-com-as-criancas


Nenhum comentário:

Postar um comentário