segunda-feira, 31 de março de 2014

Copa da Rua inicia no Rio de Janeiro


Crianças de 19 países que já passaram pela situação de rua participam até domingo da Copa da Rua no Rio de Janeiro. No último domingo, dia 30 de março, o Cardeal Orani João Tempesta esteve presente na cerimônia de abertura dos jogos e apresentou uma mensagem do Papa Francisco aos participantes.
A cerimônia de abertura envolveu performances e artesanatos criados pelas 230 crianças, entre 14 e 17 anos, e deu início ao torneio de futebol masculino e feminino. A bola em campo dará lugar também ao desenvolvimento da arte e do pensamento criativo. A edição carioca, que tem o apoio da Pastoral dos Esportes, acontece no Espaço Lonier, em Vargem Pequena.
A iniciativa não seleciona os jovens pelas habilidades no esporte, mas como os melhores exemplos por estarem fora das ruas pelo tempo mais longo. Com isso em mente, eles se tornam os “campeões das ruas” para outras crianças em seus projetos e outras crianças ainda em situação de rua. Dois times brasileiros participam: um carioca e outro de Fortaleza/CE.
Segundo a mensagem enviada pelo núncio apostólico do Reino Unido, arcebispo Antonio Mennini, e lida por Dom Orani, o Papa Francisco se alegrou ao saber do projeto. Ele também ofereceu o seu apoio ao torneio e concedeu uma bênção apostólica aos participantes “como uma oferenda de abundantes graças”.

O cardeal brasileiro ainda lembrou em sua fala do jovem capitão do time de Fortaleza homenageado na cerimônia. Rodrigo Kelton, ex-capitão da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de Rua, foi assassinado no mesmo dia em que completou 14 anos.
“Peço ao Pai que o acolha em Sua glória. Peço ao Senhor que tenha misericórdia de sua vida, de modo que Rodrigo experimente o amor verdadeiro, que emana de Deus. Na certeza de que o Céu é seu lugar, rezemos pela sua alma”, conduziu Dom Orani.
Sobre o evento
O evento da Copa da Rua é único no sentido de que proporciona a única conferência internacional que permite participação das próprias crianças que passaram pela situação de viver ou trabalhar nas ruas.
O objetivo da conferência é permitir que as crianças desenvolvam uma declaração universal, que será chamada de “Declaração de Direitos do Rio”. Dentro dessa declaração haverá um número de pedidos específicos por país para assegurarmo-nos de que a Street Child World Cup continuará a ser usada como uma plataforma para mudança quando as crianças retornarem a seus países.
A metodologia da conferência será do ‘Time da Vida’ (Team of Life), que é uma abordagem acessível desenvolvida para permitir que crianças que passaram por trauma falem de suas experiências de uma maneira que os fortaleçam com resiliência.
Além do Brasil, participam crianças da Argentina, El Salvador, Nicarágua, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Moçambique, Zimbábue, Tanzânia, Burundi, Quênia, Maurícios, Libéria, Egito, Filipinas, Paquistão, Índia e Indonésia.
Visitas e encerramento
Durante o programa de dez dias as crianças também participarão de algumas atividades externas. Nesta segunda-feira, dia 31, elas visitaram os pontos de visita icônicos do Rio de Janeiro, como o Santuário do Cristo do Redentor e o estádio do Maracanã, onde apenas três meses mais tarde a Copa do Mundo da FIFA sediará suas partidas.
Dois dias serão passados na comunidade do Vidigal, onde as crianças conhecerão e interagirão com residentes locais por meio do futebol e de atividades artísticas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
O final dos dez dias culminará na sede do Fluminense, em Laranjeiras, com a grande decisão da Copa e a cerimônia de encerramento. A entrada será gratuita.
Leia a mensagem na íntegra
“VOSSA SANTIDADE, PAPA FRANCISCO
Apresenta as suas saudações fraternas a todas aquelas pessoas que estão participando do Torneio Street Child World Cup 2014, no Rio de Janeiro. 
Vossa Santidade se alegrou ao saber dessa iniciativa importante e, assim como ele declarou aos membros do Comitê Olímpico Europeu:       
“Às instituições e organizações… peço-lhes que proponham, especialmente às gerações mais jovens, iniciativas desportivas como base para a formação da paz, da partilha e da coexistência entre os povos”.
O Santo Padre tem o prazer de oferecer seu apoio ao Torneio Street Child World Cup 2014, e cordialmente expressa a todos os participantes do evento a sua Bênção Apostólica como uma oferenda de abundantes graças.
Arcebispo Antonio Mennini - Núncio Apostólico no Reino Unido
27 de março de 2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário