quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A responsabilidade dos coroinhas no serviço litúrgico

O Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores da Pastoral dos Coroinhas, realizado no dia 5 de outubro, na Paróquia Santa Luzia, em Gardênia Azul, reuniu cerca de 70 (setenta) coordenadores, entre vicariais, forâneos e paroquiais. Organizado pela comissão arquidiocesana, presidida pelo cônego Robert Jozef Chrzaszcz, o evento foi marcado por momentos de reflexão e aprofundamento sobre a responsabilidade dos coroinhas no serviço litúrgico e o melhor aproveitamento desta pastoral como sementeira de vocações sacerdotais.
O objetivo do evento foi integrar os coordenadores e orientá-los sobre como trabalhar com os diversos grupos em suas comunidades, inclusive com a apresentação de dinâmicas que podem ser reproduzidas e que facilitarão o serviço em equipe.
O encontro contou com a presença do vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Monsenhor Jan Kaleta e do bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, que ressaltou a necessidade de transmitir a riqueza da celebração aos nossos coroinhas e cerimoniários, criando uma uniformidade sem tirar a criatividade de cada ambiente.
O padre Marcelo Batista Araújo, assessor espiritual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da arquidiocese, falou sobre a formação litúrgica dos coroinhas. A Irmã Patrícia, da Congregação Nossa Senhora de Belém, também fez uma palestra e apresentou os instrumentos pedagógicos que auxiliarão os coordenadores com seus respectivos grupos.
Informações sobre o próximo encontro podem ser obtidas através do e-mail: coroinhas.arquidioceserj@gmail.com.

 Colaboração: cônego Robert Jozef Chrzaszcz

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário