domingo, 24 de abril de 2011

CAMINHADA DA PERSEVERANÇA NA PENHA



Está chegando o dia! A 13a Caminhada Mariana da Perseverança da nossa Arquidiocese acontecerá no próximo dia 07 de maio, das 08h às 12h, voltando ao Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Todos os perseverantes, pais e catequistas das Paróquias do Rio estão convocadas.




O tema escolhido para este ano será "Maria, Rainha da Paz" e estão programadas várias atividades como música, oração, dança, coração, e, claro, a subida pela escadaria até o Santuário com sua vista estonteante!



Pedimos a todas as paróquias que levem seus perseverantes com crachás, que providenciem lanche para o final do encontro (sempre dá aquela fominha né?!) e que levem lenços brancos de TNT que simbolizarão nossa devoção à Nossa Senhora, Rainha da Paz. Ah, e aproveite para adquirir nossa faixa de cabeça "Maria. nossa mãe!" para que fiquemos todos devidamente identificados. Assim, você também nos ajudará com toda a organização de um evento deste porte.

Vai ser um momento forte de fé, devoção e unidade. Organize seu grupo, esperamos por você!



13a CAMINHADA MARIANA DA PERSEVERANÇA


SÁB 07 MAIO


08h - 12h


SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PENHA


sábado, 16 de abril de 2011

14o Curso para Catequistas de Perseverança


O Santuário Eucarístico de Adoração Perpétua de Sant 'Ana recebeu em seu auditório anexo os catequistas de Perseverança da Arquidiocese para o seu 14o curso de formação. Foi no dia 16 de abril e a temática escolhida foi "Teologia do Corpo: Adolescência e Sexualidade".

Após a reflexão bíblica de I Cor 6, 19-20 e oração inicial, Ir. Lúcia Imaculada, coordenadora arquidiocesana, deu as boas-vindas e fez a apresentação da equipe de coordenadores vicariais da perseverança. A primeira palestra foi ministrada brilhantemente por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo animador da Iniciação Cristã. Ele conduziu os catequistas para um verdadeiro passeio pela teologia do corpo humano desde a visão bíblica do corpo no Antigo Testamento, passando pelas influências da filosofia grega até chegar à visão cristã do corpo.

Foi feito também o convite oficial para 13a Caminhada Mariana da Perseverança da Arquidiocese que será no sáb. 07 de maio, das 08h às 12h, no Santuário de Nossa Senhora da Penha. O tema será: Maria, Rainha da Paz e, por isso, todos foram orientados a levarem lenços brancos e a adquirem a faixa decorativa para ser usada na cabeça, como forma de identificação e também para colocaborar com a realização do evento.

Após o lanche e animação com cantos conduzida pelo ministério de música da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do vicariato urbano, foi a vez de Dra. Mannoun Chimelli, médica de adolescentes de Niterói, brindar a todos com sua sabedoria inspirada ao explicar do ponto de vista médico e cristão, como levar é possível levar os adolescentes à vivência sadia da sexualidade pela virtude da castidade.


Finalmente, Tatiana de Melo, assessora arquidiocesana forneceu algumas orientações pastorais para se trabalhar a questão da sexualidade, tendo toda a formação sido compilada na apostila do curso. Os resumos das palestras serão disponibilizados ao longo desta semana no blog e as fotos podem ser conferidas na parte de baixo. Elas incluem o bonito encerramento, dentro do Santuário, como uma Hora Santa, presidida pelo Diácono Nelson.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso de Formação para Catequistas da Perseverança


Você quer aprender a amar como Deus ama??? Então, não perca esta oportunidade voltada para os catequistas de perseverança e todos mais que se interessarem pelo tema do Curso de Formação deste ano: "Teologia do Corpo: Adolescência e Sexualidade".

Com base nos fantásticos escritos de João Paulo II poderemos compreender a beleza da sexualidade humana e como vivenciá-la de acordo com a nossa dignidade de Filhos de Deus. Além das presenças marcantes de Dom Pedro Cunha e Dra. Mannoun Chimelli também teremos sugestões de aplicações pastorais para serem usadas na formação dos nossos perseverantes.
E, como não poderia deixar de ser, um ponto alto para vivenciarmos tudo o que for apresentado será a Adoração ao Santíssimo Sacramento, Corpo do Cristo-Esposo entregue por amor à sua Noiva, a Igreja.

Faça agora sua inscrição pelo email catequeserj@arquidiocese.org.br ou pelo tel. 2292-3132, r: 442 ou 445. Eis as informações para o Curso:


14o Curso de Formação para Catequistas de Perseverança

sáb. 16 de abr

08h-13h

Auditório do Santuário Eucarístico de Sant'Ana

(Praça Onze)

Lanche Partilhado

Apostila do Curso vendida no local


Ah, e neste dia também daremos todos os detalhes da Peregrinação Mariana dos Perseverantes que tradicionalmente acontece sempre no primeiro sábado de maio (neste ano, dia 07) e que será das 08h às 12h, no Santuário da Penha. Muita bênção para este dia. Não falte ao curso e fique por dentro de tudo!!!