sábado, 16 de abril de 2011

14o Curso para Catequistas de Perseverança


O Santuário Eucarístico de Adoração Perpétua de Sant 'Ana recebeu em seu auditório anexo os catequistas de Perseverança da Arquidiocese para o seu 14o curso de formação. Foi no dia 16 de abril e a temática escolhida foi "Teologia do Corpo: Adolescência e Sexualidade".

Após a reflexão bíblica de I Cor 6, 19-20 e oração inicial, Ir. Lúcia Imaculada, coordenadora arquidiocesana, deu as boas-vindas e fez a apresentação da equipe de coordenadores vicariais da perseverança. A primeira palestra foi ministrada brilhantemente por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo animador da Iniciação Cristã. Ele conduziu os catequistas para um verdadeiro passeio pela teologia do corpo humano desde a visão bíblica do corpo no Antigo Testamento, passando pelas influências da filosofia grega até chegar à visão cristã do corpo.

Foi feito também o convite oficial para 13a Caminhada Mariana da Perseverança da Arquidiocese que será no sáb. 07 de maio, das 08h às 12h, no Santuário de Nossa Senhora da Penha. O tema será: Maria, Rainha da Paz e, por isso, todos foram orientados a levarem lenços brancos e a adquirem a faixa decorativa para ser usada na cabeça, como forma de identificação e também para colocaborar com a realização do evento.

Após o lanche e animação com cantos conduzida pelo ministério de música da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do vicariato urbano, foi a vez de Dra. Mannoun Chimelli, médica de adolescentes de Niterói, brindar a todos com sua sabedoria inspirada ao explicar do ponto de vista médico e cristão, como levar é possível levar os adolescentes à vivência sadia da sexualidade pela virtude da castidade.


Finalmente, Tatiana de Melo, assessora arquidiocesana forneceu algumas orientações pastorais para se trabalhar a questão da sexualidade, tendo toda a formação sido compilada na apostila do curso. Os resumos das palestras serão disponibilizados ao longo desta semana no blog e as fotos podem ser conferidas na parte de baixo. Elas incluem o bonito encerramento, dentro do Santuário, como uma Hora Santa, presidida pelo Diácono Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário