segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PSICOPEDAGOGIA DAS IDADES - 7 A 9 ANOS

Aos poucos a criança vai alargando seu universo. A entrada na escola favorece seu processo de socialização e é nesta faixa etária que muitas crianças procuram a catequese paroquial.

a) Características desta fase:
- Neste período ocorre uma transformação na maneira da criança se relacionar com o ambiente que a cerca. Ela passa gradualmente da contemplação para a ação, da admiração para a crítica, do egocentrismo para o estado social.
- Seu pensamento apresenta uma nova lógica, com maior objetividade, por isso, é considerada a "idade da razão", na concepção de alguns psicólogos.
- Surge também um maior desenvolvimento da consciência moral, do sentido do "certo e errado".
- Começa a assumir suas próprias atitudes, ampliando o sentido de liberdade e responsabilidade.
- Na escola, na igreja e em outros ambientes, amplia seu círculo social, faz amizades e por isso este é um momento propício para se cultivar os meios de desenvolver uma relação pessoal com Deus.

b) A educação da fé:
Devido às características apresentadas acima, este período é considerado o mais propício para a inserção da criança na vida eclesial e comunitária. É o momento ideal, dentro da infância, para levar-lhes ao encontro com Deus através, principalmente dos sacramentos da Reconciliação e Penitência e da Eucaristia. Desenvolver a fé e o amor ao Deus que se revela, constitui a grande experiência de vida cristã. Diz a Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, referindo-se à catequese na infância, que esta deve 'introduzir as crianças, de modo orgânico, na vida da Igreja" compreendendo "também uma imediata preparação para a celebração da Eucaristia" (CT 37).
A educação religiosa desta faixa etária, com programação mais sistemática, deve tratar do ensino das verdades e atitudes cristãs essenciais, sem deixar de lado aspectos importantes, como a participação na vida comunitária e a iniciação à vida litúrgica, numa educação profunda do ser cristão através de uma catequese afetiva, participativa, celebrativa e voltada para a vivência da fé e do zelo missionário.
É importante que o catequizando sinta-se acolhido na comunidade e, através desta, perceba o chamado para um encontro pessoal com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário