quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CATEQUISTA - PÃO PARTIDO


A catequese é uma missão... dela vem a orientação de como a Boa Nova deve ser proclamada, refletida, discutida e colocada em prática com oração, adoração e serviço.

Vocação
Em primeiro lugar e acima de tudo deve vir o chamado. Deus e somente Deus é quem toma a iniciativa desse chamado.
O chamado de Deus em suas vidas não caiu no vazio. Ao contrário, tocou-os no batismo, moveu-os e levou-os a se tornarem ativamente envolvidos em suas comunidades de fé, e os inspirou a aceitar o encargo de seus bispos para serem ministros da Palavra para o povo de Deus...

Espiritualidade

... Ainda nos encontramos no meio do desenvolvimento de uma autêntica espiritualidade apostólica, aquela que nos torna capazes de harmonizar nosso trabalho e nossa oração, que nos possibilita ser ativos e contemplativos, que nos capacita refletir sobre a maravilha da criação do Pai, a beleza do amor do Redentor e a pulsante presença do Espírito de Deus dentro de nós, e em seguida, traduzir essa reflexão em palavras e ações que falem clara e significativamente às circunstâncias contemporâneas.

... Uma espiritualidade que precisa estar enraizada na vocação que vocês receberam e na Palavra de Deus que vocês têm o privilégio de proclamar e interpretar...a cujo serviço esse ministério é colocado.

Missão
...Vocês levam a seus ouvintes as lições de nossa fé cristã, enraizadas na Palavra de Deus, vocês fazem mais do que recordar eventos históricos...levam as Escrituras vivas... uma palavra que tem o poder de tocar vidas e mudar corações.

O objetivo de vocês ...
- é tornar a Palavra de Deus atual e presente aos ouvintes, como um fermento dentro da comunidade. Pois a Palavra de Deus é uma palavra viva, que executa o que diz e tem o poder de realizar o que proclama;
- levar as pessoas a um contato cada vez mais íntimo com Deus;
- precisam mostrar para o povo de Deus as imagens, histórias e símbolos da salvação que jazem no coração de nossa tradição cristã católica, fazendo-os eloqüentes para as realidades atuais;
- contar a história de Jesus de Jesus e fazer a ligação entre sua vida e mensagem com as lutas, tristezas, esperanças, alegrias e anseios das pessoas de hoje.

É preciso lembrar que:

Há a fome de uma vida interior por parte dessa geração... Eles querem compreender que os acontecimentos da vida têm a ver com salvar e ser salvo, libertar e ser liberto, amar e ser amado, e que tudo isso tem alguma importância. A história de Jesus – quando se torna nossa própria história – proporciona tal significado.´

Diante do fato de

...que Jesus tenha andado sobre as águas e Pedro o tenha imitado... o que lhes importa saber é que, quando estiverem afundando, esse Jesus, em quem puseram sua fé e confiança, levantá-los-á.
O que conta para essas pessoas é saber que podem ter a coragem de sair do barco e enfrentar a tempestade.

Catequistas...
Vasos de barro? Sem dúvida. Frágeis instrumentos? Certamente. Vacilantes Tomés ou por vezes queixosas Martas? Sim. Pusilânimes na adversidade e falhos no amor, tal como Pedro? Inevitavelmente. Mas, apesar de tudo, vocês foram chamados e escolhidos, e isso é que faz toda a diferença.

Fonte: Eu sou o pão partido – Howard J. Hubbard - Paulinas