quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ADOLESCENTE, QUEM É VOCÊ?

ADOLESCÊNCIA
Processo de individualização de caráter psicológico, iniciado com as primeiras mudanças fisiológicas da puberdade e que termina quando se chega ao pleno status psicológico adulto. Período de amadurecimento que nos permite a entrada no mundo adulto. A adolescência é como um “segundo nascimento”, pois implica em certo sofrimento que gera mudanças. É uma condição baseada em fatores culturais, sofrendo, assim, variações de tempo e lugar, de cultura para cultura. Até o séc. XVIII era considerada criança até os 25/ 30 anos. Rousseau ao observar as mudanças chamou esse período de “ juventude fogosa” (idealismo social, moral, romantismo,naturalidade, nobreza, paixão,etc.). O primeiro livro sobre adolescência só surge em 1904, escrito por Stanley Hall. Não é também um fenômeno universal (as sociedades tribais, por exemplo possuem “ritos de passagem”, que deixam bem definidos o que é ser criança e como se entra no mundo adulto.
Às vezes, observamos um certo prolongamento da adolescência em pessoas que ainda não aprenderam a se comportar e assumir as responsabilidades do mundo adulto. A sociedade pós industrial, com todo avanço tecnológico exige especialização e maior preparo intelectual e profissional (inatingível para alguns de nossos jovens) o que pode prolongar por mais ou menos 10 anos a fase de “preparação” para a entrada no mercado de trabalho.
Observamos, ainda, a ambigüidade de nossa cultura ao tratar o adolescente ora como criança, ora como adulto. Isto pode deixá-lo bastante confuso! Não são “crianças” e nem “adultos”, até as legislações diferentes nos diversos países. No Brasil, com autorização judicial, uma pessoa pode casar antes da maioridade, porém não pode tirar carteira de motorista; não pode abrir crediários, mas podem eleger candidatos a cargos públicos... podem ter cartão de crédito entre 12 e 17 anos, vinculado à conta de responsáveis: eles são “irresponsáveis” para pagar, mas não para consumir...

Período angustiante?! Vale refletir...
* Até que ponto a nossa sociedade e cada um de nós facilita o adolescente em sua passagem para a vida adulta?
* Quais são os critérios que permite ao adolescente saber se já é adulto, que é aceito como tal por seus semelhantes?

Como os valores construídos desde a infância permanecem para toda a vida vem a importância da Catequese na consolidação de valores morais, já que muitos adultos ainda permanecem na fase que se deixam levar por enganos e até achem normal certas atitudes já que “todos fazem e dizem”(como se o agir da maioria fosse garantia de ser a coisa certa).

O QUE OCORRE NA ADOLESCÊNCIA?
- mudanças físicas (sistema ósseo, tórax, especialização dos neurônios, órgãos reprodutores ...), acompanhadas de mudanças cognitivas, por volta dos 12 anos
- mudanças psicológicas (pudor diante dos adultos, meninos grosseiros e fanfarrões, curiosidade em relação ao sexo, destaque para o erotismo nos meninos, sentimento e ternura nas meninas ...)
- desenvolvimento da inteligência (capacitado para utilizar a lógica, manter discussões argumentando razões, consciência do próprio pensamento,...)
- afirmação da personalidade (rebeldia, contradição, busca da autonomia, quer libertar-se do controle dos pais, vivência de conflito...). Torna-se necessário o conflito vivido na passagem de ser dirigido pelos pais para ser
gerenciador de si mesmo.
- forte desejo de independência (protestam por tudo, manifestando uma série de exigências...)

QUAL DEVE SER A POSTURA DO ADULTO FRENTE AO ADOLESCENTE?
- Exemplo constante de serenidade e compreensão
- Mostrar-lhe que somos pessoas com limitações e defeitos, porém capazes de amá-lo e compreendê-lo
- Mostrar-lhe a necessidade de atitude de respeito e consideração
- O adolescente se torna pessoa à medida que aprende a respeitar-se, a usar a liberdade para alcançar objetivos.


HABILIDADE PARA A COMUNICAÇÃO
- O adolescente precisa encontrar lugar aberto para a comunicação, embora ele mesmo não saiba como fazê-lo.
- Atitudes frente ao adolescente que lhe servirão de exemplo:
- substituição do “você” por “ eu”
- expressar sentimentos
- evitar perguntas que levem à ordem explícita
- respeitar a intimidade
- ter cuidado com as mensagens não-verbais


NECESSIDADES MAIS URGENTES DOS ADOLESCENTES
- ter por perto quem lhes entenda
- alguém para compartilhar esperanças e sonhos
- saber que pertence a um grupo que o aceita como é, sentindo-se integrado e seguro nele poder expor idéias e sentimentos
- ensaiar e colocar-se à prova em condutas que não experimentaram antes
- contar com o exemplo de conduta madura


Bibliografia:
TIERNO, Bernardo, Educar Hoje(dos seis aos vinte anos), 1997, Ed. Paulinas, S.P. (Coleção Projeto Família)
ARRUDA ARANHA, Maria Lucia e PIRES MARTINS, Maria Helena, Filosofando - Introdução à Filosofia, 2ªedição, 2002, Ed. Moderna, S.P.


(Glória Maria Bonecker, profª. Ensino Religioso)