quinta-feira, 30 de maio de 2019

7ª Jornada da Infância e Adolescência Missionária e 25 anos da IAM na Arquidiocese do Rio

No último domingo, do dia 26 de maio, a Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese do Rio de Janeiro, celebrou a 7ª Jornada Nacional, na Paróquia Santo Sepulcro (Madureira), com o tema “Batizados e enviados – a IAM missão no mundo”, reunindo cerca 260 pessoas, entre crianças, adolescentes, assessores e familiares, que também celebraram os 25 anos de existência e evangelização da IAM na Arquidiocese.

A celebração da 7ª JNIAM foi realizada no centro paroquial, nela todos os membros reafirmaram o compromisso com o carisma da IAM e os novos membros receberam de seus assessores o lenço. Os membros da Paróquia Santo Sepulcro apresentaram aos participantes a coroação de Nossa Senhora trazendo a participação dos mascotes da IAM e as Nossas Senhoras de cada continente.




A Santa Missa de abertura da Jornada foi presidida por Dom Juarez Dellorto Seco, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e concelebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Suburbano, padre Rogério Heleno e pelo pároco da Igreja de Santo Sepulcro, padre Luiz Fernando e o diácono permanente Antônio Honorato.

Durante a Celebração Eucarística, Dom Juarez relembrou a importância de atendermos o apelo missionário e ir ao encontro daqueles que não conhecem Jesus. Foram doados 106 quilos de alimentos não perecíveis para os Vicentinos da paróquia anfitriã, como gesto concreto.

Estiveram presentes os grupos das paróquias: São Sebastião (Ilha e Parada de Lucas), Nossa Senhora do Carmo (Vicente de Carvalho), Nossa Senhora do Divino Amor (Irajá), Nossa Senhora do Sagrado Coração (Praça Seca), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Pavuna), Divino Salvador (Piedade), Capela São José (Paróquia São Marcos -Recreio), Capela São Paulo Missionário (Paróquia Santa Rosa de Lima), Instituto Nossa Senhora das Dores e Santo Sepulcro. Também contou com a participação da Irmã Patricia e Irmã Gabriela da Congregação das Irmãzinhas de Belém, do grupo da IAM da Diocese de Itaguaí, Marilene do COMIDI e Beth Araújo da CNBL.


No encontro foram anunciados e apresentados os jovens Mônica e Jefferson que criaram o cartaz e o hino do 2º Congresso da IAM que acontecerá nos dias 19 a 21 de julho, em Cabo Frio. Foram apresentados as crianças e adolescentes que irão representar a IAM da Arquidiocese do Rio.
Encerrando esse momento de comunhão dos grupos, houve a comemoração dos 25 anos da IAM na Arquidiocese do Rio.




“Domingo eu fui na 7ª Jornada da IAM. Foi a 2ª vez que participei. Gostei muito de participar porque gosto  de ficar com  os meus amigos da IAM. É tão bom  que o tempo passa e não sinto ele passar. Também  gostei de conhecer uma igreja nova que nunca tinha ido antes e achei muito bonito a coroação e a nossa consagração a Maria, mãe de todos os continente.”Felipe-10 anos- Paróquia São Sebastião-Parada de Lucas

“Essa foi a minha 3ª Jornada que participei e cada vez que participo eu gosto mais. Achei muito interessante e legal ver tantas crianças e adolescentes missionários de várias paróquias juntas, cultivando o amor, a paz e a solidariedade. Também  gosto de escutar as histórias de como surgiu a IAM nas paróquias. Foi um dia especial, pois fiquei juntos dos meus amigos.” Pedro Alexandre – 13 anos – Paróquia São Sebastião – Parada de Lucas

“Já tendo participado de três JNIAM, sendo que uma dessas foi em minha paróquia, posso dizer com certeza, que essa sétima Jornada foi com certeza uma das melhores. O grupo Missão Possível, organizou tudo perfeitamente e nos mostrar como é belo e importante o trabalho de um missionário. Então, o que tenho a dizer para finalizar, é  que a Paróquia Santo Sepulcro está de parabéns.” Leandro-15 anos – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

“O encontro transcorreu num clima de muita alegria onde a formação e a convivência andaram juntas. Agradecemos à Deus pela realização deste momento . Todos da nossa Paróquia foram incansáveis para oferecer a todos a melhor acolhida neste momento de tão grande importância para nossa ArqRio. Para levar a fé a muitas crianças e adolescentes nos ambientes em que atuam. A coroação foi um dos pontos mais marcantes onde apresentamos nosso amor em honra a nossa querida Mãe. Deus abençoe a todos.” Assessor Augusto Angelo – Paróquia Santo Sepulcro.

Resumo elaborado por Pedro Henrique Pereira (Paróquia São Sebastião – Parada de Lucas ) e Celeste da Conceição Alves (coordenadora da IAM da ArqRio)

Um comentário:

  1. Agradeço de todo meu coração o carinho e apoio que as irmãzinhas de Belém nos deram durante estes 25 anos Em especial a irmã Ângela,a irmã Lúcia, irmão Gabriela e irmã Patricia. Deus as abençoe e que encha de muitas bênçãos os seus caminhos. De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos.

    ResponderExcluir