terça-feira, 22 de março de 2016

Crianças colombianas protagonizam incrível encenação da Paixão de Cristo

Durante os dias 4 a 13 de março foi realizada a 17ª edição da chamada “Semana Santinha” na Colômbia, um tempo de preparação para a Semana Santa, na qual as crianças protagonizaram a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Nesta celebração realizada em diferentes setores do bairro Llano de Bolívar, localizado no município de Santa Fé de Antioquia, os pequenos usaram roupas coloridas a fim de representar as principais personagens da Semana Santa em procissões diárias – como a devoção de Nossa Senhora das Dores ou o Senhor Caído de Monserrate –, e formam uma banda musical que acompanha com as marchas fúnebres da cidade.
“As crianças representam as imagens vivas e são levadas em um andor por jovens que esperam algum dia participar da Semana Santa. Desta forma, eles representam tudo o que aconteceu na paixão e ressurreição de Cristo”, explicou o Arcebispo de Santa Fé de Antioquia, Dom Orlando Antonio Corrales, em diálogo com o Grupo ACI.
Além disso, o Prelado assegurou que a ‘Semana Santinha’ não é “somente uma mostra”, mas uma verdadeira procissão acompanhada por mais de 200 pessoas entre pais de família, comunidade e autoridades que assistem a cada ano.
Um dos organizadores, Iván Borja, chama esta iniciativa de “catequese viva”, a qual começou “há 17 anos como uma brincadeira de crianças e hoje se converteu em uma tradição para a Santa Fé de Antioquia”.
“Brincávamos com um grupo de amigos que éramos ‘santinhos’. Desde pequenos, pegávamos os lençóis das casas e nos disfarçávamos de pequenos Santos alguns dias antes da Semana Santa. A Igreja viu essa brincadeira de crianças e decidiu nos ajudar a fim de que isto se tornasse um patrimônio da cidade”, acrescentou.
Deste modo, explicou que a preparação acontece durante o ano inteiro, porque as crianças “devem entrar em um processo de capacitação e de catequese onde lhes ensinam o papel que deverão representar, a roupa que vestirão e quem é este personagem que irão representar”.
O organizador assegurou que o fato mais importante de ter começado com esta tradição “é ver o crescimento espiritual de cada uma das pessoas que fazem parte desta iniciativa, a qual busca ensinar às crianças o valor da fé”.
Além disso, ele espera que nos próximos anos esta semana “possa chegar a muitos mais lares como uma forma de catequese e de preparação durante a Quaresma”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/criancas-colombianas-protagonizam-incrivel-encenacao-da-paixao-de-cristo-83789/





Nenhum comentário:

Postar um comentário