quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal: como surgiram e o que significam


O Natal é marcado por simbolismos. Segundo o padre José Roberto Devellard, pároco da Paróquia da Ressurreição e doutor em Arte Sacra e Teologia, o símbolo é uma linguagem que é, ao mesmo tempo, misteriosa e reveladora.

Presépio
O primeiro presépio representado é uma pintura na Catacumba de Priscila, em Roma, e data de 320. São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio vivo, em 1223, próximo à aldeia de Greccio, na Itália. O presépio é o maior símbolo natalino. No entanto, segundo padre Devellard, alguns personagens foram esquecidos ou esvaziados de seu significado. Alguns foram até deixados de lado.

Ele ressalta como personagens fundamentais, incorporados pela comunidade cristã à cena do nascimento de Jesus, o boi e o burro. O boi aparece para os cristãos como representação do povo de Israel, o jugo da lei. Já o burro representa os povos pagãos, o jugo do pecado. Os reis magos, por sua vez, estão no presépio simbolizando a universalidade da fé. Estes personagens juntos no presépio mostram que Jesus nasceu para todos.

“Por incrível que pareça, os últimos personagens do presépio são Maria e José. Porque mãe e pai todo mundo tem. Então, o significado de um homem e uma mulher ali não precisa ser decifrado: ela era a mãe e ele o pai adotivo de Jesus”, explicou ele.

E os presentes? Jesus quando nasceu recebeu dos reis magos o ouro, o incenso e a mirra. Ouro simbolizando a majestade de Jesus. O incenso, a sua divindade, e a mirra seria o sofrimento. Isto porque Jesus nasceu para a expiação dos pecados da humanidade e fez isso dando a sua vida. O sinal no céu que indicava o Salvador era a estrela de Belém, que é sinal de luz.

Missa do Galo
A figura do galo fazia parte dos presépios antigos. Celebra-se à meia-noite do dia 25 de dezembro a Missa do Galo, que é um animal sagrado para os cristãos, por ser o primeiro a enxergar os raios do sol. E o sol é Jesus.

O pinheiro, os frutos e o sino
O sino é aquele que dá a notícia, que anuncia as boas novas. O pinheiro na Europa é a única árvore que permanece viva e verde, mesmo no inverno. Ele representa a vida. E as frutas penduradas na árvore (hoje expressas pelas bolas coloridas), são os frutos de conversão, gestos concretos que os cristãos se propõem.

Fonte: Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário