A criança tem necessidade imperiosa de brincar. E a catequese precisa levar em conta que a brincadeira é fundamental, também para a educação da fé.
Este recurso é importante para a elaboração e incorporação de novas aquisições.
Mais que simples passatempo e, muito além que mero recurso para entreter as crianças, a atividade lúdica se confunde com a própria vida delas. É brincando que a criança aprende.
Este recurso é importante para a elaboração e incorporação de novas aquisições.
Mais que simples passatempo e, muito além que mero recurso para entreter as crianças, a atividade lúdica se confunde com a própria vida delas. É brincando que a criança aprende.
“A VERDADE SÓ SE REVELA INTEIRA AO HOMEM INTEIRO”.
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
Além de atender às necessidades que toda criança tem de brincar, os jogos:
- auxiliam o crescimento corporal;
- socializam os catequizandos, com seus aspectos morais;
- ajudam no desenvolvimento intelectual (atenção, imaginação, observação, concentração...);
- desenvolvem o domínio das habilidades de comunicação;
- promovem a descoberta do eu e do outro, contribuindo para a construção da identidade.
Quando o prazer pela atividade está presente, os sentidos vão concentrar-se nela favorecendo uma assimilação maior e mais duradoura do que foi ensinado.
“Provai e vede como o Senhor é bom.” (Sl 34,8)
O jogo pode ser utilizado como:
- INCENTIVAÇÃO
- COMPLEMENTAÇÃO DA MENSAGEM
- MOMENTO DE EDUCAÇÃO
- ELEMENTO INTEGRADOR DA TURMA
- MEIO DE EVANGELIZAÇÃO
“De substancial importância é a relação pessoal do catequista com o destinatário da catequese. Tal relação se nutre de paixão educativa, de engenhosa criatividade, de adaptação e, ao mesmo tempo, de máximo respeito pela liberdade e amadurecimento da pessoa”. (DGC 156)
“A ALEGRIA É UM BOM MÉTODO DE APRENDIZAGEM.”
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
Sugestões de atividades lúdicas
PESCARIA
Material: Cadeiras
Objetivo - conhecendo novos amigos, descontrair, integrar e memorizar os nomes.
Como brincar:
Forme um círculo com cadeiras, no qual cada participante ao sentar receba o seu próprio nome (crachá). O “pescador” (primeiro, o catequista) começa a circular entre as cadeiras e diz: "O pescador apanhou em sua rede um peixe chamado... (diz o nome de um dos participantes). O jogador que tem o nome indicado se levanta e segue o pescador. Assim vai prosseguindo. A fila de peixes movimenta-se entre as cadeiras. Em dado momento, o pescador diz: "A rede arrebentou!" Todos os peixes procuram sentar-se em uma das cadeiras, inclusive o pescador. O peixe que ficar sem cadeira será o próximo pescador.
AMARELINHA (Frutos do Espírito Santo)
(Procurar usar gravuras que ilustrem essas palavras)
Material: Giz, tampinhas e gravuras que ilustrem as palavras.
Objetivo: Trabalhar com o catequisando os frutos do Espírito.
Você quer ir para o Céu ?
O Fruto do Espírito Santo é o amor, alegria, paz, paciência, bondade,
fidelidade, mansidão, castidade.
Para chegarmos ao Céu devemos procurar dar estes frutos segundo o Espírito Santo (Gálatas 5,22).
Como brincar: Avisar que nesta amarelinha não basta só pular a casa, mas também acumular tampinhas que serão as coisas boas que precisamos guardar no coração.
Colocar tampinhas na primeira casa e avisar que, na volta, todos deverão “pegar” um pouco de amor.
Colocar tampinhas na segunda e assim por diante.
IGREJA MISSIONÁRIA
Material: Desenho de 2 igrejas e tijolinhos
Objetivo: Despertar a importância do convite valorizar o chamado de Jesus.
Como brincar: Lembrar que cada tijolinho representa uma criança convidada para a catequese e que elas precisam se juntar à nossa Igreja.
Dividir em 2 grupos.
Cada grupo receberá um desenho de uma igreja e vários tijolinhos separados .
Ao sinal, cada membro do grupo deverá colocar os tijolinhos na igreja.
Vencerá o grupo que colocar todos os tijolinhos primeiro.
O SALTO INTELIGENTE
Material:
Objetivo geral: desenvolver a agilidade motriz, o raciocínio e a memorização.
Objetivo específico: responder corretamente à pergunta sobre uma questão determinada.
Como brincar: Em fila, cada um segurando na cintura da criança da frente.
O catequista faz uma pergunta `a primeira criança de cada fila. Só ela pode responder. Se a resposta é correta, todos da fila, agarrados pela cintura dão um salto para frente.
Se a fila se rompe ou se foi dado um salto com a resposta errada, aquela equipe volta ao ponto de partida. Então, o primeiro da fila passa a ser o último.Ganha o jogo a equipe que primeiro chegar à linha de chegada.
Obs. Só uma criança pode responder e elas não podem se comunicar entre si. A resposta deve ser dada em voz alta para que todos escutem.
Material: Cadeiras
Objetivo - conhecendo novos amigos, descontrair, integrar e memorizar os nomes.
Como brincar:
Forme um círculo com cadeiras, no qual cada participante ao sentar receba o seu próprio nome (crachá). O “pescador” (primeiro, o catequista) começa a circular entre as cadeiras e diz: "O pescador apanhou em sua rede um peixe chamado... (diz o nome de um dos participantes). O jogador que tem o nome indicado se levanta e segue o pescador. Assim vai prosseguindo. A fila de peixes movimenta-se entre as cadeiras. Em dado momento, o pescador diz: "A rede arrebentou!" Todos os peixes procuram sentar-se em uma das cadeiras, inclusive o pescador. O peixe que ficar sem cadeira será o próximo pescador.
AMARELINHA (Frutos do Espírito Santo)
(Procurar usar gravuras que ilustrem essas palavras)
Material: Giz, tampinhas e gravuras que ilustrem as palavras.
Objetivo: Trabalhar com o catequisando os frutos do Espírito.
Você quer ir para o Céu ?
O Fruto do Espírito Santo é o amor, alegria, paz, paciência, bondade,
fidelidade, mansidão, castidade.
Para chegarmos ao Céu devemos procurar dar estes frutos segundo o Espírito Santo (Gálatas 5,22).
Como brincar: Avisar que nesta amarelinha não basta só pular a casa, mas também acumular tampinhas que serão as coisas boas que precisamos guardar no coração.
Colocar tampinhas na primeira casa e avisar que, na volta, todos deverão “pegar” um pouco de amor.
Colocar tampinhas na segunda e assim por diante.
IGREJA MISSIONÁRIA
Material: Desenho de 2 igrejas e tijolinhos
Objetivo: Despertar a importância do convite valorizar o chamado de Jesus.
Como brincar: Lembrar que cada tijolinho representa uma criança convidada para a catequese e que elas precisam se juntar à nossa Igreja.
Dividir em 2 grupos.
Cada grupo receberá um desenho de uma igreja e vários tijolinhos separados .
Ao sinal, cada membro do grupo deverá colocar os tijolinhos na igreja.
Vencerá o grupo que colocar todos os tijolinhos primeiro.
O SALTO INTELIGENTE
Material:
Objetivo geral: desenvolver a agilidade motriz, o raciocínio e a memorização.
Objetivo específico: responder corretamente à pergunta sobre uma questão determinada.
Como brincar: Em fila, cada um segurando na cintura da criança da frente.
O catequista faz uma pergunta `a primeira criança de cada fila. Só ela pode responder. Se a resposta é correta, todos da fila, agarrados pela cintura dão um salto para frente.
Se a fila se rompe ou se foi dado um salto com a resposta errada, aquela equipe volta ao ponto de partida. Então, o primeiro da fila passa a ser o último.Ganha o jogo a equipe que primeiro chegar à linha de chegada.
Obs. Só uma criança pode responder e elas não podem se comunicar entre si. A resposta deve ser dada em voz alta para que todos escutem.
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