quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Catequese realiza gesto concreto

Ontem, dia 05 de dezembro, as crianças e adolescentes da Paróquia Santa Rita (Centro), realizaram pela primeira vez a sua reconciliação sacramental.
Como gesto concreto, cada um devia doar brinquedos para o Natal de crianças carentes.







segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

São Francisco Xavier, rogai por nós!

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, a Igreja no mundo celebra o Padroeiro das Missões, São Francisco Xavier. Ele foi beatificado em 25 de outubro de 1619 pelo papa Paulo V e canonizado pelo papa Gregório XV a 12 de março de 1622, simultaneamente com Santo Inácio de Loyola.
Francisco Xavier nasceu num castelo na Espanha, que fica no continente europeu, era dia 7 de abril de 1506. Os pais são nobres e ele é o quinto filho, o caçula. O pequeno Francisco, até os seis anos de idade, era uma criança despreocupada, feliz. A família é está bem de vida, muito religiosa e unida. Mas logo a família sofre com as conseqüências da guerra entre Espanha e França. O castelo é destruído, o pai morre de desgosto, os irmãos mais velhos fogem para lutar contra a dominação de Castilha e Aragon.
O adolescente Francisco fica ajudando a mãe na administração dos negócios da família. Torna-se um moço forte, sadio, cheio de inteligência, vivacidade e simpatia.
Terminada a guerra, os irmãos mais velhos voltam e assumem a liderança da casa. Francisco, então, viaja a Paris, na França, para estudar na melhor universidade da época. Tem 19 anos. Como muitos jovens, aspira a cargos importantes. Sonha alto. Logo Francisco destaca-se nos estudos e na prática de esportes.
Xavier conclui o curso de Filosofia e começa a lecionar. Inácio de Loyola, seu colega de universidade ajuda-o a refletir sobre sua vida: “Mestre Francisco, de que lhe vale conquistar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma?”. Com o tempo, a palavra e o exemplo de Inácio conquistam o coração de Francisco para o seguimento radical de Jesus. Ele abandona tudo, seus sonhos, suas conquistas, sua vida promissora, para formar com Inácio e outros cinco amigos, uma ‘sociedade’, que vão chamar “Companhia de Jesus”.
Um dia Inácio chama Francisco e diz: “Mestre Francisco, o rei de Portugal está pedindo ao Papa dois de nós para serem enviados à Índia. Escolhemos Rodrigues e Bobadilla, mas este, agora, ficou doente. Então, esta é a sua empresa!” Xavier responde na hora: “Estou pronto”. Arruma sua trouxa, duas calças e uma batina, e despede-se dos companheiros. Nunca mais os tornaria a ver nesta vida. Xavier vai de Roma a Lisboa. No dia 7 de abril de 1541, quando completa 35 anos de idade, Francisco embarca para as Índias.
Esteve na Índia e no Japão, seu desejo era chegar na China... Foi um dos maiores missionários do mundo, por isso, a Igreja considera que Francisco seja o missionário que mais converteu pessoas ao Cristianismo desde o apóstolo São Paulo.

PADROEIRO DAS MISSÕES
O Papa Pio XI proclamou São Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões. Ambos se diferenciam em não poucos aspectos. São de séculos diferentes: Xavier do século 16, Teresinha do século 20. Xavier morreu com 46 anos de idade e Teresinha com apenas 24. Xavier palmilhou distâncias, que per­fariam várias voltas ao redor do Globo terrestre, Teresinha não saiu detrás das grades do Carmelo do Lisieux.
Xavier pregava a palavra de Deus, Teresinha a meditava com eficácia dentro do Corpo Místico de Cristo. Mas ambos tiveram um instinto irresistível para a oração. Pois ela é uma atração constante de Deus, que nos impulsiona para a ação redentora.
Ação sem oração é machadada no ar. Oração que não transborda para a ação apostólica é palavreado vazio. Se Francisco Xavier, o "gigante" do Oriente, e Teresinha, a "criança" de Lisieux, são igualmente padroeiros universais das missões, isso demonstra que os dois foram grandes missionários.
A união com Cristo é básica. Todos os cristãos podem ser missionários, tanto os paralíticos, quanto os evangelizadores que voam com aviões supersônicos. Importante é tudo fazer para viver e seguir o Cristo, comprometendo-se com sua missão. Até as palavras são dispensadas.
É isso mesmo: Xavier cativava com sua simples presença, e Terezinha atraía e convertia embora ficasse escondida do mundo.
Linda essa história, não é...? Agora, vamos assistir mais uma das grandes aventuras de Francisco Xavier na Ásia? "Francisco Xavier, o tesouro do Samurai" é a história deste homem valente que fez de sua vida uma aventura de fé e de coragem, levando a Boa Nova de Jesus Cristo desde as selvas da Índia até os castelos proibidos do Japão. Bom filme!

ORAÇÃO
"Senhor, que, pela pregação de São Francisco Xavier, chamastes muitos povos ao conhecimento do vosso nome, concedei a todos os cristãos o mesmo zelo pela propagação da fé, para que, em toda a terra, a santa Igreja se alegre com novos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém." São Francisco Xavier, rogai por nós!

Fonte: https://garotadamissionaria.blogspot.com/2018/12/sao-francisco-xavier-rogai-por-nos.html